Se você quer construir sua autoestima, lembre-se de amar a si mesmo diariamente.
Muitas pessoas não praticam a construção da autoestima diária porque não percebem que é algo que elas podem aprender a fazer, não importa quais as experiências que tiveram na vida.
A chave para iniciar o processo é reconhecer que a autoestima, o amor próprio – seja o que for que você se sente atraído a chamá-lo – é uma semente que cresce se você rega.
Como você começa a construir sua autoestima? Você começa reconhecendo que você merece ser amado. Você merece amar a si mesmo.
Soa como uma coisa tão simples de fazer, certo?
A verdade é: uma das coisas com as quais mais lutamos na vida é sermos fiéis a nós mesmos. Quando fomos feridos no passado, às vezes ocultamos partes de nós mesmos para que possamos nos proteger de sermos feridos novamente.
Uma das razões pelas quais eu falo sobre amar a si mesmo é que quando praticamos amar a nós mesmos, desenvolvemos uma certa confiança que nos aproxima de sermos fiéis a nós mesmos.
Para alguns de nós, isso é mais fácil dizer do que fazer. Se você está descobrindo que está dizendo ou fazendo coisas apenas para apaziguar os outros, então está negando o propósito de sua alma.
Você está negando a si mesmo a felicidade.
Eu encorajo você a praticar o amor por si mesmo muitas vezes, porque é a melhor maneira de se aproximar de quem você é.
Comece a confiar em si mesmo
Muitas vezes descobrimos que estamos inseguros de nós mesmos. Constantemente adivinhamos nossas decisões, ou as tornamos baseadas em outras pessoas ao nosso redor. Por que estamos tão dispostos a confiar nos outros, mas não em nós mesmos?
Você é uma alma única e bela
Pode ser difícil não suprimir seu verdadeiro eu em um mundo que é tão rápido em julgar ou compará-lo com os outros. Aprendemos com nossa cultura ou com nossos pais, e começamos a nos julgar constantemente, porque é isso que aprendemos.
Isso não é maneira de viver uma vida feliz e amorosa. Você estará constantemente perseguindo algo que é falso ao seu ser Divino.
Os benefícios de ser fiel a si mesmo
Não há maneira errada ou maneira correta de construir autoestima. Sua criança interior ou bússola interior está lá para guiá-lo. Confie. Ame a si mesmo e sempre seja fiel à melhor versão de si mesmo.
Ser fiel ao seu eu é uma decisão constante que fazemos diariamente.
E não pense que só porque você cometeu um erro, você é um fracassado.
A vida é uma experiência de aprendizagem. Às vezes, tomamos decisões que são verdadeiras para nós, e às vezes não. É OK porque nós aprendemos.
Não somos definidos pelos erros que cometemos. Permita-se deixar de lado seu diálogo interno negativo, e ame a si mesmo.
Quando você fizer isso, você notará muitas mudanças poderosas dentro de você, como:
1. Compaixão
Quando nos amamos em cada situação, aprendemos a ser a melhor versão de nós mesmos. Tornamo-nos mais compassivos para com nós mesmos, e deixamos de nos julgar com base em decisões ou ações do passado. Aprendemos com nossos erros e passamos para o próximo momento. Quando somos compassivos com nós mesmos e com os outros, é mais fácil nos adaptar às mudanças em nossa vida e nos recuperarmos das dificuldades mais rapidamente.
2. Valorização
Estar verdadeiramente presente no momento e após, faz com que você fique corajoso e forte. Quando os desafios ou as angústias aumentam, você pode sentir a pressão, mas você enfrenta-os com graça, porque você aprende que pode contar com você mesmo – seu verdadeiro eu – para fazer o seu melhor, mesmo ao falhar ou ter sucesso!
3. Conforto
Quando expressamos nosso verdadeiro eu nos tornamos confortáveis em nossa pele e um peso é tirado de nossos ombros. A autocensura diminui, e com o tempo, estamos menos preocupados com o futuro. Estamos confortáveis no presente, e já não carregamos o passado com a gente.
Prestamos atenção ao presente e nos traz conforto para estar aqui – não importa onde estejamos.
4. Positividade
Você notará que quando praticar a confiança na sua voz interior seus relacionamentos com os outros vão mudar. Você começará a cercar-se de pessoas que o ajudam ou o encorajam a ser você mesmo. Você não vai gastar tanto tempo com pessoas que drenam sua energia, e você vai gravitar em direção a outros que inspiram o melhor em você.
5. Temos nossas necessidades atendidas
Por sua vez, vivemos uma vida feliz e gratificante. Temos nossas necessidades atendidas porque confiamos no que estamos fazendo a cada dia em cada momento. Sabemos que merecemos ser felizes, e temos esperança, e a crença no valor de perseguir nossos sonhos.
3 Hábitos para Construir a Autoestima
Há muitas maneiras de ajudá-lo a construir a autoestima ao longo de sua jornada para ser seu verdadeiro eu. Aqui estão 3 das minhas ferramentas diárias favoritas para amar a si mesmo:
1. Mantenha um diário.
Anote suas experiências, como você se sentiu sobre elas e se você sentiu que lidou com isso de forma que alinhou-se com sua voz interior. Se você ficou incomodado com alguém, você o confrontou ou se escondeu? Quanto mais você anotar e notar quando você está fazendo o que é melhor para você, mais você chegará perto de expressar o seu verdadeiro ser mais frequentemente.
2. Pratique a meditação.
Não há melhor maneira do que relaxar, respirar e descansar seus pensamentos. Este é um grande momento para praticar afirmações e refletir sobre o que você quer para sua vida. A autoestima pode se tornar um hábito quando você pratica amar a si mesmo todos os dias.
Meditação para Construir Autoestima.
Nenhuma pessoa, lugar ou coisa tem qualquer poder sobre mim a menos que eu o dê, pois eu sou o único pensador em minha mente.
Eu tenho imensa liberdade e posso escolher o que Pensar.
Eu posso escolher ver a vida de forma positiva, em vez de reclamar ou estar zangado comigo mesmo ou outras pessoas.
Reclamar sobre o que eu não tenho é uma maneira de lidar com uma situação, mas não muda nada.
Quando eu me amo e encontro-me no meio de uma situação negativa, posso dizer algo como:
“Estou disposta a liberar o padrão em minha consciência que contribuiu para esta condição.”
Eu fiz escolhas negativas no passado, mas isso não significa que eu sou uma pessoa má, nem estou presa a estas escolhas negativas. Eu libero velhos julgamentos e me amo incondicionalmente.
Fonte:
http://www.louisehay.com/3-habits-building-self-esteem/
PDF do livro: O Poder das afirmações positivas – Louise Hay
O Espaço Luz e Vida quer dar esse presente a você!
Nesse eBook você vai ter oportunidade de conhecer uma forma de se reconectar à Energia Universal e recuperar o equilíbrio interno, bem-estar e plenitude, não somente para a sua vida, mas para todos ao seu redor.
[fc id=’1′][/fc]
Veja outras postagens interessantes:
[posts number=”2″ order=”random” category=”20″]