Em algum momento da vida de um ser humano há uma chance provável que experimente algum tipo de trauma, seja ele físico ou emocional.
Os efeitos do incidente traumático vão passar, se não imediatamente, então dias, semanas ou meses mais tarde.
Para alguns indivíduos, a escuridão do trauma vai durar anos, afetando a sua vida cotidiana, assim como a vida daqueles ao seu redor.
Saiba como Reiki pode ajudar a reduzir a dor emocional do trauma.
por Linda Fehrs, LMT
Os ferimentos do trauma físico podem, eventualmente, curar, mas as feridas invisíveis do trauma emocional ou psicológico podem durar uma vida inteira – o que resulta em transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), uma condição emocionalmente incapacitante. Não sendo tratado pode experimentar crises intensas de depressão prolongada, explode inesperadamente em raiva com pouca provocação ou viver constantemente no limite. Uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático pode saltar de emprego em emprego, ou até mesmo permanecer desempregado por anos. Em casos extremos, muitos acabam sem-teto, sem amigos ou família para apoiá-los.
Muitas formas de trabalho corporal foram encontrados para ajudar a restaurar o equilíbrio de indivíduos com TEPT. Diversas técnicas que utilizam as mãos ajudam a reduzir o estresse e diminuir a produção do corpo de cortisol. A produção de cortisol aumenta com o estresse prolongado e afeta a pressão arterial, os níveis de insulina, função imune e resposta inflamatória do organismo.
Pessoas com transtorno pós traumático pode não estar abertas a certas formas de massagem terapêutica, especialmente para aquelas que sofreram abuso sexual ou violência doméstica. Para elas, a resposta pode ser para começar com o trabalho que é menos intrusivo. Uma modalidade tal é o Reiki. Reiki é feito com o cliente completamente vestido e pode ser feito sentado ou deitado em uma mesa de massagem. O praticante pode colocar as suas mãos levemente sobre o corpo do cliente, ou mantê-las a 3-5 centímetros de distância.
Além do que os militares estão fazendo, outras organizações, tais como Honra-a-Veteran.org oferecerem Reiki, bem como outros serviços aos veteranos e suas famílias, geralmente gratuitamente ou por um preço com desconto. Massagistas e outros profissionais podem se inscrever com esta organização para se envolverem neste programa.
Muitos hospitais em todo os Estados Unidos já estão usando Reiki como terapia complementar para os seus pacientes por causa dos benefícios – especialmente pré e pós-cirurgia.
A coisa maravilhosa sobre Reiki é que uma vez treinados e em sintonia, você, como um terapeuta de massagem, terão mais uma opção para oferecer aos seus clientes. É uma forma gentil, não-intrusiva de trabalho e uma poderosa energia que reduz a ansiedade e o estresse, que ativa a habilidade do corpo e da mente de cura natural. Se você é treinado como um Mestre de Reiki, você também pode ensinar o seu cliente para auto-administrar Reiki, que pode ir muito longe para manter o trabalho já feito com eles.
Nota do Editor: Enquanto o Reiki tem se mostrado seguro, não deve ser usado como um substituto para cuidados médicos. Para doenças graves, sempre procurar a ajuda de um médico licenciado ou outro profissional de saúde.
Fonte: Institute for Integrative Healthcare Studies – Pesquisa Espaço Luz e Vida – Reiki